segunda-feira, 9 de julho de 2007

da idéia ao roteiro, da produção à direção - parte 1




Inauguro este blog afinal. Sou Hidalgo Romero, brasileiro, 30 anos e este será, se tudo der certo, meu primeiro filme de ficção. Assino sua direção.
Aqui acho que vale uma pequena sinopse do filme, assim como um breve relato de sua concepção e produção.

O roteiro é relativamente antigo. uns 3 anos. Nasceu de um comercial de tv que assisti. Um fulano havia sido preso por tentar assaltar um carro, um Audi. A dondoca que guiava reagiu e o cara acabou por esfaquear brutalmente a dona. Seu azar foi que ela não era uma simples dondoca. Ela era a esposa de um grande empresário, milionário, acho que dono de alguma grande construtora do país.
Um escândalo, por fim. Tudo estava ameaçado. A moral, os bons costumes. Tudo.
Depois do estardalhaço das tvs, foram entrevistar o cara. "Mas porque, pobre homem? O que te levou a um ato tão primitivo, envergonhando nosso Brasil varonil? ", perguntaram ao sujeito. Ele respondeu assim na lata, na frente das câmeras e tudo: "Sou servente de pedreiro. Eis que chego em casa depois de um dia de trabalho e ligo a tv. Estava lá. AUDI, SÓ NÃO TEM QUEM NÃO QUER. E eu quis."
Esse depoimento foi mais ou menos assim mesmo.
Beleza. Nenhuma novidade. A televisão lava a alma mesmo. Mas fiquei com vontade de falar sobre isso. De como recebemos dia após dia tanta punhetação, tanta mentira, tanta informação desencontrada. E daí para a indústria do medo, de como se ganha muito dinheiro espalhando o pânico, o terror, os condomínios fechados, a especulação imobiliária. De como não existe um só controle sobre o que é exibido nas tvs. Ou ainda, de como um sistema de comunicação, baseado em poucos formadores de opinião, que não conta com a pluralidade de pontos de vista, a cada dia se torna mais explícito em seu propósito maior: ganhar dinheiro.

O roteiro mudou acho que umas 40 vezes até chegar na versão final, que em breve publicarei.

Na parte dois conto sobre a produção, sobre a produtora envolvida no filme, sobre o projeto maior em que o filme está inserido e tudo o mais.

Neste exato momento acabo de fechar o elenco. 6 atores. Tenho basicamente toda a equipe de filmagem e fechamos as locações.
Amanhã o diretor de fotografia, Rodrigo Toledo, está vindo de São Paulo, às 10 da manhã, para a decupagem técnica. Vamos para as locações fazer uma espécie de storyboard com fotografias.

Tenho quase todo o filme decupado em minha cabeça. Amanhã irei fechar tudo com o Rodrigo e com meu cenógrafo, Vítor Akkas.
O diretor de produção, Julio Matos, compadre e amigo deu a funça federal no filme. Ele foi fundamental para a viabilização do projeto. Na verdade, mais do que isso: foi ele quem me fez acreditar no filme.

... Ele deve estar publicando algo em breve.

Abaixo as primeiras fotos das locações: A casa de Anderson e Rita, o shopping center iguatemi, as ruas do São Marcos, o bar do Pedrão e a esquina do centro de Barão Geraldo onde vai rolar o sequestro...

valeu.

Hidalgo Romero

Nenhum comentário: