quarta-feira, 25 de julho de 2007

Mais sobre autoria

Depois que publiquei neste blog o texto sobre autoria, minha amiga e comadre Coraci Ruiz me escreveu uma mensagem pessoal sobre a questão. Achei bastante pertinente para o debate e a consultei sobre publicar sua mensagem. Tudo OK. Então abaixo segue o texto dela.

Hidalgo Romero


Sobre a discussão da autoria coletiva, me identifico muito com o que vc disse. Pq na Cisco temos sempre essa idéia de direção coletiva e tal. Confesso que aprendi e gosto muito de compartilhar a direção com o Julio, na verdade hoje em dia é apenas assim que concebo o meu trabalho. Mas no "Histórias são histórias", por exemplo, me vejo muito apegada ao projeto e à idéia, e com muita dificuldade em pensar em dividir a direção com as outras pessoas da equipe que não ele. É uma vontade, essa de abrir espaço para outras visões se agregarem ao filme, mas ao mesmo tempo tenho uma relação forte com a autoria deste projeto, e me vejo com vontade de estar em posição de tomar as decisões finais.
Aí lembro de conversas com a Manô, pessoa fundamentalíssima no meu processo de aprender a ser e me identificar como documentarista. Quando filmávamos o Colhendo Sonhos, tentando fazer isso coletivamente, ela dizia que um filme precisa ter uma pessoa referência, aquela que pode dar a palavra final, que determine o olhar que predominará, que dará coerência a esse filme. E dizia que agregar idéias e conhecimentos dos profissionais envolvidos no documentário faz parte do trabalho de um bom diretor, e que não precisa chamar de coletivo para que todos dêem o melhor de si.
No seu caso, é muito claro que vc é o diretor, e não uma direção coletiva. Ao mesmo tempo não há dúvidas de que o cinema é por natureza uma linguagem construída coletivamente, pois são várias as técnicas e funções necessárias para que ele se concretize. Então dizer que o trabalho é coletivo é uma redundância, uma obviedade. Seria diferente do comum se vc tivesse aberto para a equipe a possibilidade de tomar tantas decisões quanto vc, e aberto mão da palavra final e enfim... acho que nem seria o caso.
Nesse quesito o Julio pensa diferente, ele acha que uma pessoa nunca irá se envolver tanto num projeto se for apenas "Diretor de Fotografia" quanto se for convidado para compartilhar a direção. Eu tenho minhas dúvidas, pois acho que cada um na sua especialidade, no momento em que é envolvido num projeto em que acredita, não precisa ser diretor para dar absolutamente o melhor de si...

Outra coisa, acho que o seu texto abre um espaço para uma outra discussão importante, que vc deveria incluir no blog: a questão da autoria mesmo, propriedade intelectual e todas essas coisas que a muda e a piolho e a galera do software livre estão sempre discutindo. Vc vai registrar seu filme no Creative Commons? Vai liberar para exibição, para reprodução e até para re-utilização de trechos de quem quiser se apropriar do conhecimento que vc está produzindo? Vai ser um filme livre??? Não sou especialista nesta discussão, mas vc bem que poderia entrar nela, já que tocou no assunto e que é algo tão importante hoje em dia!

Vamos continuar trocando idéias!

beijos

Coraci

Nenhum comentário: